IESRN - Instituto de Ensino Superior do Rio Grande do Norte

Esqueci minha senha | Como acessar

Regulamento da Biblioteca

CAPÍTULO I - NATUREZA E FINALIDADE

Art. 1º - A Biblioteca do Instituto de Ensino Superior do Rio Grande do Norte - IESRN tem por finalidade oferecer suporte informacional aos programas de ensino, pesquisa. Destina-se, primordialmente, a alunos em todos os níveis de ensino da IESRN, seus professores e funcionários.

Parágrafo único. A Biblioteca Universitária também disponibiliza seu acervo para consulta local à comunidade externa.

CAPÍTULO II – OBJETIVO

Art. 2º - Reunir, organizar, disseminar e socializar as informações contidas em seu acervo bibliográfico, assim como promover as culturas entre os docentes, discentes e funcionários, de forma dinâmica e eficaz, contribuindo para a qualidade do Ensino e Pesquisa.

CAPÍTULO III - SERVIÇOS

Art. 3º - A Biblioteca da IESRN oferece serviços de Consulta (local), Empréstimos (renovação e reserva de material), acesso à Internet, acesso a Bases de Dados, Levantamento Bibliográfico, Orientação Bibliográfica, Atendimento aos Usuários.

Art. 4º - Os serviços técnicos e os de assistência e orientação ao usuário, na utilização das fontes de consulta e uso da biblioteca, são coordenados e exercidos por bibliotecários ou por outros profissionais / atendentes por eles delegados.

Art. 5º - Para fins de estatística, controle do acervo, avaliação das obras consultadas e bom funcionamento dos serviços da Biblioteca Universitária, devem ser observadas, rigorosamente, as normas estabelecidas neste Regulamento.

Parágrafo único. Alguns dos serviços oferecidos pela Biblioteca Universitária (empréstimo, renovação, reserva, consulta e acesso à internet) poderão deixar de funcionar temporariamente, em caso de problemas de ordem técnica interna ou externa, nas áreas de rede elétrica ou de telecomunicações.

CAPÍTULO IV - ACERVO

Art. 6º - O acervo da Biblioteca é formado por diversos materiais bibliográficos em diferentes suportes:

  1. Geral (livros);
  2. Referência (enciclopédias, dicionários, bibliografias e outros);
  3. Especial (monografias, anais e outros);
  4. Periódicos (revistas e jornais).

Parágrafo único. O uso do material de Referência, Especiais e Periódicos, fica limitado apenas para professor para fins didáticos em sala de aula.

Art. 7º - O material do acervo da Biblioteca só poderá ser fotocopiado em parte, de acordo com os ordenamentos dos Direitos Autorais.

CAPÍTULO V - EMPRÉSTIMO

Art. 8º - O empréstimo será feito mediante a apresentação da carteira de estudante ou documento que tenha foto, sendo pessoal e intransferível.

Art. 9º - O material disponível para empréstimos domiciliar segue a seguinte prazos:

Categoria de Usuário Número de obras Período de Empréstimo
Professores 5 obras 15 dias
Alunos de Graduação 3 obras 07 dias
Funcionários da IESRN 3 obras 07 dias

Art. 10º - A reserva dos materiais emprestados será realizada pelo próprio usuário na Biblioteca.

Parágrafo único. O empréstimo de materiais poderá ser renovado, por duas vezes, de igual período, caso não haja reserva. O período de renovação irá contar a partir da data em que o usuário renovar o material.

CAPÍTULO VI - DIREITOS E OBRIGAÇÕES DOS USUÁRIOS

Art. 11º - São direitos dos usuários:

  1. Livre acesso ao acervo, nas condições deste instrumento;
  2. Para professores, funcionários ativos e alunos da IESRN, mediante apresentação de documento de identificação de caráter legal com foto, devendo inscrever-se em uma única matrícula institucional de acordo com sua categoria (aluno graduação, professor ou funcionário da IESRN, observados os prazos de validade, descritos nas Disposições Internas da Biblioteca.

Art. 12º - São obrigações dos usuários:

  1. Deixar sobre as mesas o material utilizado nas consultas, não o colocando nas estantes;
  2. Manter silêncio;
  3. Não comer, beber, fumar, utilizar telefone celular, realizar trabalhos de recortes, ou reuniões de caráter estranho às finalidades da Biblioteca;
  4. Utilizar o guarda-volumes para deixar pastas, bolsas, sacolas, bebidas, alimentos e outros objetos, durante a permanência do usuário na Biblioteca e receber uma placa de identificação ou chave com chaveiro do guarda-volumes, com a qual poderá recuperar os objetos na saída.
  5. Observar, rigorosamente, a data válida de devolução do material emprestado, registrado no próprio material;
  6. No caso de extravio, rasuras, anotações ou outros danos no material usado, indenizar a biblioteca com pagamento de multa e/ou exemplar idêntico e, na falta deste, conforme indicação da Coordenação da Biblioteca, fundada em análise técnica. O exemplar danificado continuará a ser de propriedade da Biblioteca;
  7. Notificar imediatamente a Biblioteca no caso de perda, extravio ou dano de material para as devidas providências;
  8. Apresentar, à saída da Biblioteca, todo o material que esteja em seu poder;
  9. Atender ao pedido de comparecimento na Biblioteca, quando solicitado;
  10. Identificar-se, a pedido do empregado da Biblioteca, inclusive quando tratar-se de fins disciplinares;
  11. Acatar as recomendações dos empregados da Biblioteca, no que tange ao uso de seus serviços;
  12. Devolver à Biblioteca o material em seu poder quando do seu desligamento da Instituição;
  13. O usuário deverá fazer a renovação no balcão de empréstimo na Biblioteca mediante apresentação do material emprestado.

§ 1º O usuário não deve deixar objetos de valor no guarda-volumes ou no local de pesquisa, pois a Biblioteca não se responsabiliza pelo extravio de objetos pessoais.

CAPÍTULO VII - DAS PENALIDADES

Art. 13º - Em caso de extravios, danos dos materiais, descumprimento dos prazos estabelecidos pela Biblioteca ou das obrigações fica prevista a aplicação das seguintes multas:

  1. Aos usuários em atraso, na devolução dos materiais da biblioteca, será suspenso o empréstimo de obras, especificando:
    • 1º § Havendo o primeiro atraso na devolução de livros o aluno ficará suspenso uma semana sem fazer empréstimo.
    • 2º § Havendo o segundo atraso o aluno ficará suspenso 15 (Quinze) dias sem fazer empréstimo.
  2. Para furto será cobrada como multa a doação de um exemplar idêntico ao objeto do furto e, na falta deste será informado 01 (Um) exemplar conforme indicação da Coordenação da Biblioteca; além disso, o usuário não terá acesso ao serviço de empréstimo durante um semestre letivo, devendo ser redigida pelo usuário carta de retratação e a ocorrência será registrada em seu histórico escolar.
  3. O mau comportamento do usuário na Biblioteca resultará em aplicação de penalidades a serem indicadas pela Coordenação da Biblioteca.

§ 1º O inadimplemento de qualquer das obrigações acima faculta à Coordenação da Biblioteca a suspensão dos direitos do empréstimo do acervo.

CAPÍTULO VIII - DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 14º - O horário de funcionamento da biblioteca é de Segunda a Quinta-feira das 13:00h às 22:00h, Sexta-Feira das 13:00h às 21:00h, e aos Sábados das 9:00h as 13:00h.

Art. 15º - Os casos omissos, neste Regulamento, serão resolvidos pela Coordenação da Biblioteca.

Art. 16º - Este regulamento entra em vigor na data de sua publicação.

Natal/ RN, 23 de setembro de 2015.

SUERDA TÁZIA SILVA
Bibliotecária – CRB-15/445-0